segunda-feira, 7 de maio de 2012

Titãs - 06/05/2012

Post complicado esse! São dois temas importantes! Titãs e Virada Cultural!

Para quem não conhece, a Virada Cultural que reúne apresentações de música, teatro, dança e outros tipos de arte por 24 horas em diversos pontos da cidade de São Paulo (site aqui). Todos os eventos são gratuitos e por isso, atraem uma multidão.

Na minha opinião o melhor da Virada Cultural é a possibilidade de passear pelo centro de São Paulo a pé, seja de dia ou de noite (de noite, confesso que é mais bonito, com toda a iluminação da cidade). Todos os outros anos em que fui, fui de noite. O show mais marcante que tinha visto até então havia sido o show do Living Colour, na Virada Cultural de 2011. Esse ano não pude ir de noite, mas fiz a escolha por ir pela primeira vez de dia ao evento para ver o Titãs.

O Titãs está fazendo uma turne este ano tocando seu disco mais antigo, Cabeça Dinossauro, que completa 30 anos agora em 2012. Os shows feitos por eles aqui em São Paulo no SESC tiveram os ingressos esgotados muito rapidamente e fiquei sem a possibilidade de vê-los. Até que soube que tal show seria apresentado gratuitamente na Virada Cultural.

Eu como bom chato e conservador que sou, adoro o que o Titãs fez nos anos 80 e início dos anos 90 e já não sou tão fã do que veio do acústico para cá. Mas é uma banda que fez parte da minha infância, pois meus irmãos ouviam muito e era o que tocava nas rádios (bons tempos). Por isso não queria e não ia perder este show!

A Virada Cultural 2012 para variar foi um sucesso! Lógico que houve confusão (como a tal galinhada do Alex Atala que é o assunto mais falado hoje. Era para ser culinária do maior chef brasileiro em um evento popular e foi um grande desastre de organização) e casos de violência (me parece que uma pessoa morreu e outras foram baleadas, o que é de fato uma pena saber), mas a esmagadora maioria que foi ao evento pôde aproveitar o que estava sendo oferecido: cultura!

O show do Titãs eu achei bem foda! O palco em que eles tocaram era na rua São João e a apresentação ocorreu ao meio-dia de um domingo. Estava cheio, mas estava bem confortável e sem confusão. A banda atrasou uns 20 minutos para entrar no palco, mas foi maravilhoso, pois além das 13 músicas do disco Cabeça Dinossauro, eles tocaram outras 13 (3 ou 4, na minha opinião, das mais novas que poderiam ter ficado de fora, mas não estragaram o show) de outros discos. 26 músicas e muitos clássicos, sendo algumas músicas que tinha escutado pela última vez em vinil ou fita cassete.

O setlist foi:
1) Cabeça Dinossauro
2) AA UU
3) Igreja
4) Polícia
5) Estado Violência
6) A Face do Destruidor
7) Porrada
8) Tô Cansado
9) Bichos Escrotos
10) Família
11) Homem Primata
12) Dívidas
13) O Que
14) A Verdadeira Mary Poppins (bis 1)
15) Amor por Dinheiro (bis 1)
16) Nem Sempre Se Pode Ser Deus (bis 1)
17) Aluga-se (bis 1) (cover do Raul Seixas)
18) Diversão (bis 1)
19) Vossa Excelência (bis 1)
20) Televisão (bis 1)
21) A Melhor Banda De Todos Os Tempos Da Última Semana (bis 1)
22) O Pulso (bis 1)
23) Fala Renata (bis 1)
24) Será Que É Isso O Que Eu Necessito? (bis 1)
25) Lugar Nenhum (bis 1)
26) Flores (bis 2)

As 13 primeiras músicas do show foram as 13 músicas do Cabeça Dinossauro tocadas exatamente na mesma ordem do disco. Começa acabando com a faixa de mesmo nome do disco e mostrando que aquilo seria um show de rock pesado (não importa se o Titãs mudou desde então). Continua com a garganta gritando 'AA UU' e já começando a ficar sem voz. Segue com 'Igreja' que era uma das músicas desse disco que eu devo ter ouvido pela última numa fita cassete! A letra foi voltando aos poucos, mas o refrão não estava esquecido! SENSACIONAL! E a lembrança de que eu adoro rock nacional anos 80.

O primeiro grande clássico vem com 'Polícia' e a galera enlouqueceu cantando cada uma das palavras em ritmo alucinado com a música! 'POLÍCIA PARA QUEM PRECISA, POLÍCIA PARA QUEM PRECISA DE POLÍCIA"! Depois 'Estado Violência', outra que devo ter ouvido pela última vez num vinil (tem vídeo dessa no final do post). Mais uma vez a letra veio voltando aos poucos... 'A Face do Destruidor' veio para dar um susto na galera, mas quando nego tentou perceber o que estava acontecendo, a música acabou. Na sequência veio 'Porrada' que é uma das músicas que mais gosto e depois 'Tô Cansado', mais uma esquecida por mim...

Neste momento eu tinha relembrado que o bom desse disco eram os versos cantados em tempo recorde com muita informação e alguns gritos que servem para você liberar aquela energia acumulada: POlÍCIA! PORRADA! TÔ CANSADO! CABEÇA DINOSSAURO! Mas nada barra o VÃO SE FODER de 'Bichos Escrotos' que foi a música que veio na sequência. É a música mais famosa deles, é a música mais rebelde e nego adora gritar um palavrão no meio de uma música. E assim foi (resultado em outro vídeo no fim do post).

'Família' e 'Homem Primata' deram sequência, com a galera cantando junto! E a primeira parte do show e o disco acabaram com 'Dívidas' e 'O Que', que mais uma vez eu não ouvia havia anos. E vou te falar que por mim já estava ótimo.

Para minha surpresa continuaram as pedradas das antigas, mas num mix com algumas mais novas. Não só a galera que estava na rua estava animada! Muita gente dançando nos prédios ao lado (residenciais e um hotel - particularmente divertido ver o pessoal batendo cabeça e gritando nas janelas). Eles voltaram com 'A Verdadeira Mary Poppins' do Titanomaquia. Depois 'Amor por Dinheiro' do Sacos Plásticos de 2009. Para maior prazer ainda da minha memória veio 'Nem Sempre se Pode ser Deus' também do Titanomaquia. Um dos covers que eu gosto veio na sequência, com 'Aluga-se' do mestre Raul Seixas (sempre que ouço essa música fico imaginando nego de outro país lendo isso e achando absurdo e eu começo a rir).

E o show continuou no mix de peso antigo e coisas novas e tirando duas músicas, teria sido um final de show perfeito. E para o comentário de que eles não sabem se um dia gravarão 'Fala Renata', minha opinião é: não gravem nunca, por favor! Se possível deixem de tocar nos shows também. Não sabia o que era aquilo... Mistura de rock, funk e axé? Péssima música...

Mas enfim, uma ou outra música não atrapalha a imagem da banda e nem o trabalho magnífico feito nos discos mais antigos. Outro ponto que merece atenção é a performance da banda no palco, com menos gente e com todos os integrantes pegando os instrumentos. Atenção especial ao Branco Mello no baixo e ao Tony Bellotto tocando com seu lenço na cara novamente.

No SWU já tinha tido uma experiência memorável com o show do Ultraje a Rigor, no Lollapalooza com a Plebe Rude. Lulu Santos e Barão Vermelho que me aguardem! E se você ainda consegue comprar ingresso pra essa turne do Titãs, faça isso já!

Desculpa a tremedeira dos vídeos abaixo, mas impossível só ver e não querer cantar junto!

- Estado Violência



- Bichos Escrotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí...