quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Global Citizen Festival - 23/09/2017

Cartaz do Global Citizen Festival
Global Citizen Festival é um festival de música realizado em Nova Iorque, com duração de 1 dia. Chris Martin, vocalista do Coldplay, é o diretor criativo do evento, que foi criado em 2015 para marcar o estabelecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), uma "lista de tarefas" de 17 tarefas para acabar com a pobreza global extrema até o ano de 2030.

O festival aconteceu no Central Park e teve diversos artistas durante o dia fazendo curtas apresentações e falando sobre como podemos ajudar a reduzir a pobreza no mundo, em ações ou ajudando o projeto Global Citizen. Mas antes de ver os shows, um pouco de contexto...

O ser aqui que saiu de São Paulo para suas férias, em direção a Nova Iorque, num voo via Bogotá, pois era mais barato. Show do The Cult e The Who na quinta-feira de noite, voo saindo de São Paulo na sexta-feira às 7 horas da manhã. Expectativa de chegada em Nova Iorque na sexta-feira de noite, numa super excitação para ir ao festival no sábado, ouvir música boa, no Central Park.

Mas quando cheguei em Bogotá, havia uma greve de metade dos pilotos da companhia aérea. Para resumir o sofrimento, só preciso dizer que fiquei 18 horas além do planejado em Bogotá. Em vez de sexta-feira, pousei em Nova Iorque sábado às 14:30. O festival começava às 15 horas. Imigração (quase 2 horas), taxi (1 hora), hotel, banho e corre pro festival. Horário de chegada no festival: 18 horas.
Nova Iorque acendendo visto do Central Park
Não sabia quem eu era, onde estava. Não conseguia nem realizar o fato de estar em pleno Central Park curtindo artistas da melhor qualidade. O festival podia ser visto de graça ou você poderia comprar ingressos para zonas mais perto do palco, que foi o que fizemos.

Quando cheguei ainda estava claro e estava rolando o show da Andra Day. Confesso que não a conhecia e pouco consegui prestar atenção. Mas o que consegui ver, foi lindo. Uma baita cantora, que parece cantar com o coração, sabe? Você vê na cara dela que ela tira o que canta lá de dentro. Ainda não tive tempo, mas quero pesquisar sobre esta moça.

The Chainsmokers
Com isso já tinha perdido o The Killers e o The Lumineers. Mas tudo bem, vai! Eu estava de férias! O segundo show que pude ver foi o The Chainsmokers, a dupla de DJ's que eu conhecia mais de nome, mas que tem várias músicas conhecidas.

O setlist foi:
1. The One
2. Roses (The Him Remix)
3. Closer
4. Honest
5. Paris
6. Something Just Like This (música parceria do The Chainsmokers com Coldplay)
7. Don't Let Me Down

O pequeno setlist foi dominado pelas músicas 'Closer', 'Something Just Like This' (parceria com o Coldplay) e 'Don't Let Me Down'. Som pop, meio jovem demais para mim, mas confesso que foi um show divertido e dançante. Aproveitando o fim do dia no Central Park, começando a entender onde estava, dançando (faltou só uma cerveja, mas não era o objetivo do festival e creio que dentro do parque o álcool também seja proibido), com um grupo de pessoas que estava com saudades e que me esperava. A verdade é que o Chainsmokers me colocou em Nova Iorque e aí, foi só diversão.

Billie Joe Armstrong
E aí veio o Green Day cheio de energia. Eles tocaram em São Paulo e vendi meus ingressos, pois eu não estaria na cidade. Logo na sequência eu descobri que os veria em Nova Iorque! Fiquei super feliz. E apesar de não ter sido um show completo, foi animal, porque basicamente foi um show de hits antigos e músicas as quais as letras encaixavam no evento.

O setlist foi:
1. Know Your Enemy
2. Holiday (tem vídeo)
3. Boulevard of Broken Dreams
4. Basket Case
5. Minority
6. American Idiot
7. Wake Me Up When September Ends (bis)
8. Good Riddance (Time of Your Life) (bis)

Billie Joe Armstrong é um ser com muita energia. O cara parecia plugado na tomada. Cantava, tocava, pulava, corria e ficava com aquele olhão arregalado, mal deixando tempo para a platéia respirar e toma outro hit.

E é legal ver e ouvir apenas hits, pois o Green Day é uma banda com muita história e que pode passar por várias fases de suas criações. E bandas clássicas devem ser prestigiadas. Show fantástico! Fico em falta de ver um show completo de turnê dos caras.

Para finalizar a noite veio o mestre dos mestres, Stevie Wonder, que foi o principal motivo de termos comprado ingressos para este evento. E como sempre é aquele show lindo, delicado, animado, musicalmente perfeito para os ouvidos e para o corpo, que quer dançar ou cantar junto em toda música.

O setlist foi:
1. Master Blaster (Jammin')
Stevie Wonder e banda
2. Higher Ground
3. As If You Read My Mind
4. Signed, Sealed, Delivered (tem vídeo)
5. Overjoyed
6. I Just Called to Say I Love You
7. Don't You Worry 'bout a Thing
8. Living for the City
9. Isn't She Lovely
10. Sir Duke
11. You Are the Sunshine of My Life
12. My Cherie Amour
13. We Are the World (música do U.S.A. for Africa cover)
14. Get Lucky com Pharrell Williams (música do Daft Punk)
15. Superstition com Pharrell Williams
16. Happy com Pharrell Williams (música do Pharrell Williams)
17. Imagine (música do John Lennon)
18. Happy com Pharrell Williams (música do Pharrell Williams)
19. I Wish

Minha terceira vez vendo este mestre, só aumentou minha admiração por ele. Mas dessa vez teve surpresa, que foi a participação especial do Pharrell Williams no fim tocando suas músicas, acompanhado pela primorosa banda e do mestre em si.

Ambos os artistas eu já havia visto. A parte do show só com o Stevie Wonder foi legal, pois por ser um show mais informal, onde ele mudou arranjos, chamou só a galera para cantar, mudou setlist, mudou a música que ia tocar na hora e decidiu fazer medley com outra. Mesmo em um show com tanta gente, parecia que estávamos em um pub vendo aquele espetáculo.

A parte com o Pharrell foi também divertida pelo fato de ver as músicas dele tocadas por uma mega banda. Muito, mas muito bom mesmo, principalmente 'Get Lucky'.

O Global Citizen Festival merece vários aplausos (se quiser, você pode ver o evento todo AQUI). Levanta fundos e aumenta a conscientização para um mundo sem pobreza. E faz isso através de vários formatos, incluindo a música e a cultura. Sortudos daqueles que moram em Nova Iorque e podem ver isso todo ano. :)

Green Day - Holiday



Stevie Wonder - Signed, Sealed, Delivered


PS: o hambúrguer pós show foi o Truffle Burger do Umami Burger. Veja o review do hambúrguer AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí...